Valborgmässafton!

 

800px-valborgsbrasa-1.jpg

image by David Castor

Hoje comemoramos o Valborg. Na verdade é uma tradição de origem alemã e também é comemorada em outros países como Finlândia, Estônia e República Tcheca.

Walpurgis. Assim chamava a princesa inglesa nascida em 710. Ela foi para Alemanha juntamente com seu irmão à pedido do arcebispo de Mainz para ajudar no processo de cristianização. Faleceu em 779 e foi canonizada em 893. Seus restos mortais foram depositados na cidade de Eichstätt (Alemanha) muitos anos após seu falecimento em um primeiro de maio. Durante a Idade Média surgiu o culto em sua memória. Os alemães começaram a acender fogueiras, especialmente depois da sua morte, para afastar as bruxas e os espíritos malignos.

Para os suecos o Valborg tem ainda um outro significado. Simboliza o fim do inverno e o início de dias mais quentes. Por isso fiz questão de ir assitir tão importante cerimônia! Primeiro acenderam a fogueira e depois houve queima de fogos. Tudo muito calmo (o jeitinho sueco de fazer as coisas!). A fogueira deveria servir para espantar as bruxas mas tinha uma pessoinha lá que affff ninguém merece! Cidade pequena é ruim por isso, onde você vai encontra as pecinhas. Mesmo assim foi gosmântico…

Minhas fotos não ficaram muito boas porque já estava escuro, quem quiser ver mais fotos de Valborgmässafton pela Suécia é só clicar aqui

valb2.jpgvalborg.jpg

PS: Não me dei por satisfeita com os resultados dessa pesquisa, por isso devo atualizar o post assim que descobrir algo.
På svenska: bål (fogueira).




Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Tradições Suecas

9 Respostas para “Valborgmässafton!

  1. marcia

    gosmantico foi ótimo, tô aqui morrendo de rir!!
    O Mister T até mencionou que a gente iria ver as fogueiras mas entrou em casa, ligou o pc, comecou a jogar e pronto, todo o resto foi apagado da cabeca dele :S
    AI ai, viu! Quem me dera ser uma pc fanática tb ahuiahuiahiuahiuhaiuhaiua
    Beijossssss Ni

  2. Shirley

    Oi Nicole,
    Achei muito interessante esse ritual.
    E adorei vc ter pesquisado para a gente hehe
    Beijos e bom resto de semana.

  3. Muito interessante essa tradição. Acho que eu li algo parecido a isso no livro “Fausto” de Goethe. Não me lembro muito bem, pois já faz um tempinho. Ah! continua escrevendo sobre suas peripécias nesse país, assim conhecemos um pouquinho mais sobre a Suécia.

    Abraço

  4. É… Nicole é cultura ! hehehe
    essa tradição é ótima, não tem como chegar época tão quente mesmo, hehehe.
    Beijao prima… ótimo seu blog… parabens ! 🙂

  5. Menina!!! Desapareceu da blogosfera ou decidiu aderir ao Multiply??
    xero

  6. Hallo Nicole!

    se você continuar pesquisando assim, esse Post vai ficar imenso… he, he, he!
    Fale pra nós pelo menos do dia de hoje por aí. O verão sumiu também?
    Por aqui estamos todos de jaqueta de novo pra variar 🙂
    Bj

  7. Katia

    eh como disse Raphael Nic é cultura.. achei ótimo .. as pessoas do lugar onde estamos morando gostam de sber que temos interesse em aprender sobre eles, apreciar sua cultura.. enfim els gostam de ser elogiados, achei bastante interessante. assim não vai esquecer da fogueira das festas juninas, so faltou o xote, a quadrilha e o milho assado na brasa ah e batata doce tbm …fica na paz… e aproveite bem .. realmente o temp passa rápido e nossa vida vai embora com ele senão fizermos hoje , vai ficar mais corrido p/fazer amanha…. um beijo que o SEnhor te abençoe muitooooooooooo assim como abençou Jabez….

  8. Katia

    Gostaria de mandar um recadinho p/jocélia pelo seu blog… fussei o(blog) dela e achei fascinante seu trabalho ainda que não possa falar muito dele , mas dá p/sentir como está envolvida nele …exaustivo sim, as vezes dolorido, mas creio que tbm seja recompensador.. quanto a substancia ministradas nos amados perdidos de Deus.. ela não provoca tbm uma certa dependência? é um experimento ? ou já se sabe até que ponto deve ser ministrado ? saudações nordestinas ainda que não seja uma… bjs

  9. Katia

    Nic…vc não me disse como quer a coleira da minha fia…. esqueci como era a dela.. ela está em todos os eventos … não perde nada .. ah essa Moli tá ficando metida demais.. já ta latindo em sueco??hehhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s