Midsommar!

 

mid.jpg Nunca vi tanto frenesi fora da época de natal. São os suecos se preparando para o midsommar. Não tem uma data específica, mas é comemorado aqui na Suécia na sexta e no sábado entre os dias 20 e 26 de julho. É também o dia mais longo do ano. Uma festa cheia de símbolos e tradições. As pessoas vestidas em trajes típicos levantam um mastro decorado com flores. Ao redor do mastro, dançam e cantam celebrando a fertilidade. Cá para nós o mastro representava o”negócio masculino”antigamente. Hoje dia acho que não. A comida também é importante e geralmente as pessoas passam o dia com família. Ainda tem uma “simpatia” para as meninas: coloque sete tipos de flores embaixo do travesseiro antes de dormir e nessa noite sonhará com o futuro marido. Eu não consegui fazer a simpatia porque nesse período que não escurece cedo, simplesmente não consigo dormir!img_3079.jpg

Um amigo do Micke do trabalho, Pelle, convidou a gente para ir na casa dele. Ele falou que era uma “knitkalas“. Fique sabendo quando você for para uma festa assim aqui na Suécia, é o nosso famoso “traga um prato de doce ou salgado”. Assim que soube do convite comecei a pensar que eu iria fazer. Tinha que ser algo rápido e com mínima chance de dar errado, e ainda uma comida típica de midsommar. Acabei encontrando uma receita que levava salmão defumado e batatas frescas, algumas das delicatessens apreciadas pelos suecos. Aproveitei a quantidade enorme de morangos que colhemos aqui em casa mesmo e fiz bombom de morango. Como sou exagerada, ainda fiz uma canapé de ishavsallad (é de kanikama, patas de caranguejo) com camarões. Quase fiquei toda enrolada, Micke e seu problema crônico de memória esqueceu que a festa comemçava às quatro da tarde.

Cobri as bandejas com alumínio e me mandei pra festa. Foi muito engraçado, voltei ao carro para pegar as bandejas restantes e para minha alegria ouvi os comentários vindos da cozinha Ah, Oh 🙂 acho que surpreendi… uma coisa que sou chata com comida, não gosto de levar qualquer coisa feita no susto, é minha maneira de agradecer à pessoa pelo convite é preparar algo especial. Mas a dona da casa não ficou para trás, ela serviu sill (pedacinhos de peixe em conserva) , ratatouille, molho e um churrasco de costelas de porco e alce. Hummm! A comida é sempre acompanhada de várias bebidas alcóolicas e nesse dia eles tomam nubbar, pequenas de doses de vodca naqueles copinhos. Os suecos bebem bastante, principalmente os jovens, e nesses feriados então aí que se enfia o pé na jaca. Nós ficamos só na coca-cola mesmo. A sobremesa é o tradiconal morango, servidos com creme (vispgrädde) ou como torta. Olha foi um sufoco achar vispgrädde. Vem em uma caixa longa vida e é só bater com batedeira, é usado em muitas receitas. Eu também uso no strognoff, apesar de ter sempre creme de leite nestlé em casa. Esse post está mais culinário do que midsommar:)

Depois da comilança ninguém teve coragem de levantar da mesa então começamos um jogo de perguntas e respostas chamado “Trivial Pursuit”. Me virei bem com eu sueco, mas a versão era das mais antigas então muitas coisas eu nao sabia mesmo 🙂 Como não fica escuro aqui ninguém percebeu que a hora passou e quando jogo finalmente terminou já era quase meia-noite. Ainda conseguimos ver a comemoração da cidade antes da festa. A chuva não deu trégua e poucas pessoas foram assistir à cerimônia de erguer o mastro de flores. A pessoa que deveria cantar as músicas com as crianças não sabia as letras e ainda por cima o microfone falhou. Fiasco… As fotos ficaram péssimas, fico tão desanimada com chuva que fiz apenas algumas.Por enquanto vou só colocar meus moranguinhos e meus Mumsbitar que levei para a festa…Eliana vai gostar!
img_3087.jpgimg_3086.jpg

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Tradições Suecas

8 Respostas para “Midsommar!

  1. Kátia

    Tive que descobrir o que era midsommar… Depois andam por aí dizendo que no Brazil há feriado demais. … heheheh
    Ontem foi feriado na Suécia, o maior feriado do pais.
    Eles comemoram o verão e boa safra, apesar de sempre chover neste dia.
    O Midsommar se comemora tradicionalmente com o levantamento do “midsommarstang” ( que e um tronco enfeitado de folhas e flores).
    As pessoas formam circulos em volta, dançam e cantam ao redor.
    Se fosse assim no Nordeste ia ser feriado todos os dias .. eta solzinho bão…. hehhe
    Blog também é cultura hehheh
    Bem aqui no Nordeste também é feriado .. se comemora o São João.. comidas tipicas como munguzá(canjinca de milho branco)., pé de moleque, batata doce assada na brasa, pamonha( de milho embrulhado com palha do milho), e outras coisinhas mais) e muito forró…
    ah ia esquecendo …os crentes também apreciam forró ( xote Santo) eheheh a professora de dança ensaiou uns passos e apresentamos ontem .. foi muito bom…. lembrando que não dançamos com corpos colados. Os jovens fizeram um cover de quadrilha foi ótimo ….que ir mais eu vamo bora… Jesus é a solução…. Ele é o caminho a se seguir…

  2. marcia

    aiiiiiiiiiiiiiiii mulher

    Que judiacão viu! Esses bombons de morango estão maravilhosos. Eu amo bombom de morango. E agora? Fazer mulher grávida passar vontade é maldade ahiuahuiahiuhiuhaiaihai Pode dar um jeito de vir aqui trazer pra mim.

    Eu tb sou chata a beca com comida, no Brasil mandava até que bem mas aqui é um fracasso atrás do outro. Fico frustadissima! Não consigo fazer nada que eu goste ou que o Mr T goste 😦

    Meu midsommar passou em brancas nuvens. Ninguém convidou o T pra nada e a gente ficou em casa mesmo. Só fomos comprar comida e olhe lá.
    Ahhhhhhh quero te ver antes de ir embora, será que vai dar?
    Beijosssssssssss

  3. Hummmmmmmmmm….os bombons de morango parecem super apetitosos!!!!!!!!!!!

    bjs,

    Cacau

  4. Que saudade!!! (Os suecos sao meia chatos mesmo cuando se fala de comida! Eu mesmo sou 😀 E eu é maridao nao gosta da mesma comida tambem)

    Meu marido não liga nada por midsommar, infelizmente. Mas eu tenho um pouco desill aqui que eu vou abrir. um pouco tarde pode ser mas..

    Gostei seu blog. Vou visitar mais!

    Beijos!

  5. Oi Nicole! Encontrei seu blog na Casada com Estrangeiro. Adorei! Muito legal suas histórias na terra dos loiros! E parabéns por ter passado no curso de Sueco! O idioma parece ser muito complicado!

    Beijos!

    Patry ou Marion ( que é o nome de blogueira!)

  6. Puts! Que delícia, morangos silvestres no quintal!!!! É tudo que eu pedi a Deus.
    Quanto a rolar um votrocínio pra te visitar, tá meio difícil. Um “pouco muito” difícil. A situação tá preta pra minha mãe e minha avó tá cagando e andando pra mim… Daí vem a possibilidade: no fim do ano tem aquela bolada natalina e “aniversarial”… maaaaaaaaas, a triste notícia sobre a bolada é que ela está sendo juntada pra outros fins… então, se os outros fins mudarem de rumo ou se houver uma oportunidade legal eu vou! Mas pretendo ir mesmo…
    Midsommar parece ser bem divertido, mesmo sendo o seu primeiro Midsommar e sendo catastrofico deve ter sido do balacobaco! Todas essas comidas e toda essa tradição… acho tão lindo!
    Não sabia que Micke tinha sérios problemas de memória! rsrsrsrs Estou impressionada…

    Beijinhos cheios de calor do inverno do Brasil!

  7. Raphael

    Prima, que é isso hein !
    come-se bem por aí… to quase trocando o cam por esses bombons aí… hauhauhauha
    Costela de alce deve ser realmente uma delícia… acho que as coisas mais estranhas que comi foi pastel de jacaré e carnes de avestruz, carneiro e javali…
    O fato de escurecer tarde tb deve ser legal… tipo, é o horario de verao daki, 20h ainda tá claro o dia… aproveita-se mais… eu ia adorar… hahaha
    E quanto ao problema de memória do Micke, não liga não é normal, tenho esse mesmo problema… hehehe
    beijaooo !

  8. Katia

    Caprichou bem mesmo, acho que Mike fica todo bobo de vê-la tão prendada assim, tá de parabéns… e esse creminho em cima das batatas é o quê??? humm deu tanta água na boca que comprei uma caixinha de morangos heheh e comi c/creme de leite .. tão original heheh.. depois dá a receita dos bombons .. Como não tinha postado nada sobre o midsommar, resolvi dar uma mãozinha desculpe tá!Que bom que tenho com quem compartihar a falta de memória hahhha… não brigue com o bichinho …
    ah, não sabia que comem alce por aí .. vende no super mercado .. ? bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s