SFI

Uma semana sem postar nada… Sei que os leitores assíduos continuam acessando meu bloguinho por isso peço desculpas!

Domingo pensei que ia fazer uma coisa legal, tudo combinado para fazer um vôo panôramico pela região! Missão abortada! Esse tempo na Suécia, um negócio maravilhoso, por vezes cavernoso, atrapalha minha vida. Mas não tem problema, o plano ainda está de pé, apenas temos que esperar um dia bom…

Semana passada deu um bode. Bode de imigrante. As escola que tá lerda, o emprego que não aparece, amiga sempre ocupada, comida insossa, tudo fica azedo e eu também. Acho que é normal. Ninguém pode ser 100% feliz. Mas também não precisa virar uma chatona. Coitado do Mister M., só ele segura minha onda…

Bom aí fiquei sabendo na aula que iremos fazer uma viagem rápida até Estocolmo. Mal posso esperar 🙂 Estou doida para encontrar as meninas e falar um pouquinho de português. Espero que dê certo, os desanimados estão em maior número (não querem a viagem!) e apenas algumas pessoas estão com vontade de ir.

Por falar em escola preciso contar o que aconteceu terça. O professor oficial tirou dois dias de férias, então veio uma senhora muito simpática para substituí-lo. Esse curso de sueco oferecido aos imigrantes (SFI) é composto por quatro níveis (A, B, C e D) e tem fluxo contínuo, ou seja, cada semana pessoas novas chegam e outras mudam de nível. Atualmente estou no nível C.

A professora substituta não tinha noção do que ela ia encontrar. Pessoas falando razoavelmente, outras sem saber para onde vai o trem. Ela não conseguia segurar quando alguém falava algo que não soava realmente como sueco e caía na risada. Depois pedia desculpa e continuava. Ainda bem que a gente não estressa, já estou acostumada quando o prof rindo de mim falando mjölk e öl, tenho preguiça de ajeitar a boca para falar a letra Ö. Pelo que tenho observado nós brasileiros não temos muita dificuldade em aprender sueco, geralmente o pessoal termina o curso rapidinho sem problemas. Outros não tem tanta sorte. As tailandesas têm dificuldade em falar o R, o chinês em falar o X e as pessoas da Somália trocam o P pelo B. É muito curioso ver esses erros padrões, e eu como sempre me interessei por línguas acabo prestando atenção nesses detalhes. A verdade é que a professora estalou de rir por causa de uma figurinha na sala. Passamos cerca de meia hora treinando para que ele falasse HUR DAGS (a que horas), a pronúncia correta seria [hur dax] mas ele só queria falar hur DAGIS. Ninguém aguentava de rir, porque essa palavra DAGIS se refere ao local onde as crianças ficam durante o dia, é como a pré-escola. O negócio é o seguinte: quando você está num curso de qualquer língua que seja não é legal rir da pessoa, pode até criar um problema e é até meio falta de educação…Mas a professora não conseguia se controlar nem a gente porque ele estava certo da sua pronúncia perfeita.

Depois de rir um bocado ela vira e diz: “agora vocês continuam porque vou ter que sair dez minutos”. Daí ela explicou que o cachorro estava lá fora (no carro) e precisava dar uma “passeada”; quem tem cachorro sabe o que significa dar uma passeada 🙂 Coitado do bichinho, estava lá no porta-mala dentro do cercadinho tomando sol esperando ansioso pela sua dona. Achei uma graça, porque no meu primeiro trabalho como professora (escrava) se a pessoa saísse da sala para soltar um pum com certeza ouviria famosa frase do Papai-Vovô Roberto Justus: Vocês está demitida!

Consegui tirar um foto da janela 🙂 se estiver muito ruim por favor avisem!

dsc00085res.jpg

På svenska: hund (cachorro).

8 Comentários

Arquivado em Day by Day

8 Respostas para “SFI

  1. Gustavo

    Nicole, encontrei aqui teu blog pesquisando coisas sobre sueco + brasileiros..
    Desculpa a cara de pau.. hehehe!

    Eu to aprendendo sueco aqui no Brasil por conta prórpia e com a ajuda de alguns amigos suecos (intercambistas) que estudam comigo…
    E como to querendo exercitar ao maximo possivel minha escrita, queria saber se posso adicioná-la no msn…
    Se nao for incômodo é claro!

    De qualquer forma, agradeço!

  2. Nicole

    Gustavo,
    seja bem vindo ao blog! estou preparando uma página para links de como estudar sueco online, espero que te ajude. Removi seu email pela sua segurança, mas vou te add no msn ok? abs

  3. marcia

    Oi mulher

    Finalmente atualizou isso aqui né?

    Que fofo a sua professora ir passear com o cachorro. Como amante desses seres, eu fico super feliz de ver o carinho que dispensam a eles nesse país… ao mesmo tempo não acho que a sua sala ficou muito satisfeita com a ausência dela. Cá pra nós, não é muito profissional mesmo, só que eu desculpo tuuuuuuuuuuuuuudo se for por um cachorrinho hauihaiuahiuhaiuhaiuha
    Semana que vem comeco SFI de novo. Só quero ver no que vai dar!

    Anima esse povo pra vir pra capital pq aqui já temos comite de espera pela sua visita viu!
    E nem me fale em bode de imigrante.. como eu sei o que é isso! Só ainda não aprendi bem a evitar esse animalzinho desagradável
    Beijosssssssssss

  4. paolasartoretto

    Issaí Nicole, já estamos te esperando aqui em Estocolmo, tá tudo armado . Nem invente de nao vir!
    Beijos

  5. Nicole

    Que é isso , já está mais que certo, já enchi tanto o saco do prof que ele falou nem que vá só eu e ele hehe agora vamos torcer pra um dia de sol!beijos

  6. Shirley

    Oi Nicole,
    Que bom que atualizou o seu blog. Já estava com saudades! Acho que esse negócio vicia hehehe
    Que história hilária essa da sua professora, morri de rir!!
    Espero que o bode de imigrante tenha ido embora….
    Afinal de contas… ” é melhor ser alegre do que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe….”
    Mas entendo que às vezes é difícil segurar a onda!!
    Beijos
    Fique com Deus e boa semana

  7. Raphael

    hauhauahuhauha, boa história essa !
    deu até vontade de aprender sueco… deu mais vontade de conhecer uma sueca !! hauahuahuaha
    brincadeira… =P
    parabens por falar o sueco !
    beijos prima !!

  8. Caio Cèsar

    oi nicole
    td ok
    estou escrevendo pq qro alguma indicaçao de algum prof de sueco ou alguma outra fonte…por favor
    vlw
    Caio,
    procura aí nas comunidades no orkut, você não me falou onde mora, aí fica difícil. No blog tem uma parte de links para estudar sueco. No orkut tem uma commu muito boa chamada aprendendo sueco talvez te ajude. Mas te digo logo estando aqui vai bem mais rápido do que fazendo anos de curso no Brasil.

Deixe um comentário

