Att vara sambo!

Muitas pessoas no Brasil perguntam: quando você vai casar?

Minhas amigas de infância tiveram seus tradicionais casamentos na igreja, recepção e tudo mais. Eu como sempre tinha que ser a fora dos padrões e ao invés cumprir as formalidades simplesmente arrumei minhas trouxas e mudei de país. Alguns não entenderam muito bem o que aconteceu e continuam cobrando quando vou casar. Lógico que eu quero casar , fazer uma festa linda na praia, mas as coisas acontecem na ordem que tem que ser. Então por agora eu sou apenas sambo. Aqui na Suécia muitos casais têm filhos, compram bens mesmo sem ser casados, apenas vivendo juntos. As estatísticas mostram que metade dos bebês nascidos na Suécia têm pais que não são casados. Para mim isso quer dizer que o casamento por aqui é mais uma questão de desejo do casal do que uma formalidade social. Daí usam essa palavra sambo (na minha opinião é um termo até carinhoso) para casais que optaram por morar junto.

Lembro que uma vez estava em outra cidade e ainda não sabia usar a tabela do ônibus e atravessei a rua para pedir ajuda a uma senhora. Foi uma graça ouvir ela dizer que não conseguia ler mas o SAMBO dela poderia me ajudar. Detalhe: ela devia ter mais de 70 anos! Existe ainda um outro termo särbo, para aqueles que namoram mas moram em casas separadas.

Sambo, särbo, casado, isso não faz diferença, o que importa é o AMOR!

cisnes.jpg

På svenska: kärlek (amor)

 

 

 

3 Comentários

Arquivado em Cultura Sueca

3 Respostas para “Att vara sambo!

  1. marcia

    OI Niiiiiiii

    Agora vc imagina eu que estou grávida! Apesar da minha família ter aceitado muitissimo bem, eu vivo ouvindo que agora eu tenho que casar pra não ser mãe solteira, pra dar uma seguranca ao bebê, etc, etc, etc…
    Eu não gosto muito do termo sambo não, eu ainda não consegui entender muito bem pq eles fazem tanta diferenca entre ser sambo e ser casado! Eu me lembro que a minha professora no SFI disse que eu NAO poderia chamar o Tony de marido de jeito nenhum! O ditado amigado com fé, casado é não se aplica aqui né? huihaiuhiauhiauhaia
    Mas olha que vc ainda acaba casando esse ano, está uma epidemia de casamentos 😛
    Beijos

  2. Shirley

    Oi Nicole,
    Concordo com você que o que importa é o amor e as coisas acontecem como tem que ser!
    O importante é que vc está feliz seja lá como isso se chame sambo, casamento, namoro……
    Mil beijos

  3. Raphael

    É como no Brasil, o negócio é dar Samba mesmo… hehehe… estou SAMBO então… 7 anos juntos… hehehe
    Nicole é cultura ! 😉
    bjo prima

Deixe um comentário

